Nem leia...

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sexta a noite... um cafezinho e muita coisa pra estudar 

Bom galera eu estava aqui de boa jogando Plants vs Zombies quando um amigo meu soltou a seguinte frase:

"Na boa, tem n matérias que eu tive na face que eu não lembro de nada. Parece que eu estudo pra prova, decoro a matéria e depois esqueço"



Dai eu comecei a pensar na quantidade de informação que eu recebo durante os semestres e na quantidade de informação que eu consegui memorizar. Acho que eu lembro de uns 14 ou 15% de toda a matéria que eu tive no Primeiro Semestre (e olha que eu estou no Quarto).

Será que da pra lembrar de tudo? Será que é necessário saber de tudo? Será que eu to viajando na maionese e estou falando uma das maiores abobrinhas da história da educação?

Não sei. Só sei que nada sei. Literalmente. Se vocês me perguntarem algo sobre limites fundamentais é bem provável que eu não consiga responder. Eu acredito que eu conseguiria responder esta pergunta se eu estivesse constantemente em contato com Limites Fundamentais, ou seja, falta prática.

Estou no Quarto Semestre de Engenharia de Produção na Federal de São Carlos. Já possuo 3 estágios de férias no Currículo e, pelo pouco de experiência de mercado que tenho, posso garantir que utilizei apenas 20% do que eu aprendi na Faculdade.

Será que o ensino está errado? Será que eu estagiei em empresas (1 nacional privada, 1 estatal e 1 multinacional) que são cartas fora do baralho neste tipo de analogia? 

Não sei galera. Só sei de uma coisa. Ficar dentro de uma sala de aula, sentado, calado e só ouvindo é uma das coisas mais tediantes e insuportáveis que já vivi dentro da Universidade. 

Dias atrás ouvi de uma professor: "Leonardo, voce vai continuar falando na minha aula? Vai continuar olhando pro celular? Se for assim nem precisa vir para minha aula!"

Nesse momento eu poderia muito bem ter respondido: "Professor, eu venho pra sua aula exclusivamente para responder a chamada. Pois ler slides, assim como a senhor faz, eu posso muito bem fazer em casa"



Este seria um dos maiores erros que eu poderia ter cometido dentro da minha graduação. Responder a um professor é algo extremamente incorreto. Ponto. Não há o que discutir sobre disso.

Repensando estes dois anos de faculdade, posso garantir uma coisa: Eu aprendi mais na Extensão e na Pesquisa do que na Graduação. Lembrando dos pilares da educação superior: Ensino, Extensão e Pesquisa.

Aprendi mais na Empresa Júnior e na minha Iniciação Científica do que nesses dois anos na minha graduação. Se existe mais gente por ai nessa situação tenho um conselho para dar: Repense suas prioridades na vida acadêmica. 

Juntando tudo isso, nestes dois anos, eu apenas gostaria de 3 coisas na minha faculdade:


  1. Gostaria de ter mais dinamismo e prática nas aulas - Principalmente nas aulas de exatas. Eu penso que levar o aprendizado do campo abstrato para a realidade é uma das coisas mais importantes da educação. Por exemplo: Coordenadas Polares ou Cálculos de Series. Professor o senhor poderia me dizer o que a humanidade ganhou ao adquirir o conhecimento de realizar estes cálculos? Vejam, não estou indagando o professor. Estou querendo um insight do porque de aprender esta matéria.
  2. Gostaria que meus professores assistissem suas próprias aulas. Acho que este tópico é auto explicativo.
  3. Gostaria de ter professores bem remunerados. Penso que só assim teríamos professores e aulas de qualidade. Falta investimento. Falta BOM SENSO.