7 Curiosidades sobre o Café

quinta-feira, 28 de novembro de 2013



Pra gente que passa o dia todo na faculdade é quase impossível passar o dia sem tomar um golinho de café. Mas o que a galera as vezes não sabe qual é o real poder do café no nosso organismo, isso mesmo senhores, nem só de Integral vive o estudante de Engenharia. Vamos falar de CAFÉ!

CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ

1. Café NÃO faz você ficar pilhado (se você tem o costume de beber café)
Isso mesmo galera. Conversando com uns brothers que fazem Medicina e Farmácia esse mito não se aplica a nós que estamos acostumados com café. Dei uma pesquisada e uns cientistas da Universidade de Bristol dizem que se a gente faz do café um hábito, logo desenvolvemos uma tolerância à cafeína.
Mas dai você diz: "Eu tomo café e me sinto DIFERENTE". 
E eu digo: E dai véi?
O que você sente é exclusivamente uma descarga pequena de energia que é reflexo da abstinência do café. 

2. Mulheres na frente dos Homens
Outro estudo da Universidade de Bristol analisou a performance de homens e mulheres em atividades que exigem a memória, antes e depois de um cafezinho. Munidas de cafeína na corrente sanguínea, as mulheres lidam melhor com situações estressantes. Mas os homens não. Neles, o café diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade.



3.Café faz você ter alucinações.
Sim, ele dá barato. Mas, provavelmente (a gente nunca testou) é um barato não muito legal. Participantes de uma pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, começaram a ouvir vozes depois de tomar sete copinhos de café em um só dia. Os cientistas supõem que as alucinações sejam causadas pelo aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que o excesso de cafeína provoca. 
Mas essa parte eu duvido um pouco. Eu tomo +- umas 4 canecas de café por dia. 4 canecas minhas são mais que "copinhos" e eu nunca tive nenhum barato de ouvir vozes...
4.Café previne o meu hálito.
Sabe aquele bafo de café que você sente quando o seu colega de trabalho chega para falar mais de pertinho? Não é bacana. Mas, a longo prazo, pode valer a pena. Uma pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Agora eles estão querendo isolar esses componentes e produzir chicletes, pirulitos e outras coisas para prevenir a halitose.
5. Café faz bem para o coração (mas só para o de quem está acostumado a beber café).
Se você toma café demais, seu coração dispara. Já percebeu? Mas isso não quer dizer que a cafeína seja, necessariamente, ruim para ele. Aliás, se você não está acostumado a beber café, quer sim. Estudos das universidades de Washington e Harvard, nos EUA, dizem que quem bebe apenas uma xícara por dia ou menos do que isso tem quatro vezes mais chances de ter um enfarto – em geral, na primeira hora após o consumo da bebida. Condiz com o resultado de uma outra pesquisa norte-americana, apresentado na 50ª Conferência Anual da Associação Americana do Coração, em 2010, que aponta um risco 18% menor de problemas cardíacos em quem toma quatro ou mais xícaras de café por dia.
6. Pros marombas -> Café ajuda na Academia
Tomar um copinho antes de se jogar na malhação, além de dar uma energia extra, diminui a dor causada pelos exercícios e facilita a sua busca pelo corpão perfeito. É o que diz um estudo da Universidade de Illinois, nos EUA. E, dessa vez, não importa se você tem o hábito de beber café ou não. Segundo os pesquisadores, a cafeína age diretamente sobre partes do cérebro e da medula espinhal envolvidas no processamento da dor, seja você um coffee junkie ou não. Olha aí: dá quase para dizer que café emagrece.

7. Diz-se que Voltaire bebia cerca de 50 xícaras de café por dia.
HAHAHAHAH Então temos muitos Voltaire's pelas faculdades de Engenharia de Todo o Brasil.